quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Docentes do PPGCPol organizam Dossiê da Revista Debates

Revista Debates - Revista de Ciência Política do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina e do PPG em Ciência Política da UFRGS (www.revistadebates.ufrgs.br) publica a seguinte chamada de artigos organizada por dois professores do PPGCPol/UFPel. Veja abaixo:

- Dossiê Democracia e Políticas Públicas

Organizadores: Hemerson Luiz Pase e Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha do PPG em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Descrição: É notório o crescimento do entusiasmo do debate sobre as políticas públicas no interior do campo de conhecimento da Ciência Política. Embora não tenha surgido exclusivamente a partir dos estudos clássicos que deram origem à área de conhecimento da Ciência Política, é nela que a sub-área da análise políticas públicas encontra a mais confortável estabilidade pois estuda diretamente a ação do Estado que se movimenta a partir do comando de governos que, em democracias, precisam vencer eleições, convencer cidadãos, estabelecer coalizões viáveis e vencedoras. Não obstante, a definição da agenda tanto quanto a elaboração, execução, fiscalização e financiamento das políticas públicas defrontam-se ininterruptamente com a cultura política brasileira marcada pela sujeição e / ou pouca participação e pela cidadania ambígua e inconclusa. Isto posto, propomos um dossiê que reúna artigos discutindo a relação entre a democracia e políticas públicas, destacando a ação do Estado nas políticas setoriais, políticas sociais e compensatórias e, em sentido contrário, a relação entre a cultura política brasileira, que conforma padrões de comportamentos, em sua relação com programas e políticas que podem ser influenciados por esses padrões ou atitudes dos atores políticos.

Data limite para submissão de artigos: 01 de maio de 2012. O dossiê será publicado no v.6 n.2 da Revista Debates, em agosto de 2012.

A revista recebe também colaborações em formato de artigos livres, resenhas e notas de pesquisa (informações no site acima indicado), nos idiomas português, espanhol ou inglês.