Área/Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Democracia e processos políticos

Analisar as teorias e as experiências democráticas, assim como os processos políticos no mundo contemporâneo, com ênfase à relação entre indivíduos, grupos e instituições.

Linhas de Pesquisa

Democracia: teorias e experiências

Analisar as teorias democráticas contemporâneas: elitista, participativa, deliberativa, republicanismo, teoria do discurso. Articular os debates teóricos com as diferentes experiências democráticas contemporâneas, seja no âmbito da representação política formal, seja no âmbito participativo/deliberativo.

Docentes vinculados à Linha:

Céli Regina Jardim Pinto
Cláudio Roberto Cogo Leivas
Daniel de Mendonça
Luciana Maria de Aragão Ballestrin
Renata Ovenhausen Albernaz

Rosangela Marione Schulz

Processos políticos: atores e instituições

Estudar os processos políticos, com ênfase à relação entre indivíduos, grupos e instituições, no que tange à formação, à estruturação e à consolidação dos valores e das ações políticas em um contexto de democracia avançada. Nessa perspectiva, surgem como temas de pesquisas teóricas e empíricas: capital social e cultura política, participação política e eleitoral, processos decisórios e relações entre os poderes do Estado, comportamento legislativo, recrutamento e seleção política, análise e avaliação de políticas públicas.

Docentes vinculados à Linha:

Alvaro Augusto de Borba Barreto
Hemerson Luiz Pase
Naiara Dal Molin
Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha