Docentes

Corpo Docente Permanente


Alvaro Augusto de Borba Barreto

Professor Associado no Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (ISP/UFPel). É doutor em História pela PUCRS (2001), mestre em História pela UFRGS (1996), especialista em Ciência Política pela UFPel (1992) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1989). Tem experiência na área de História e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema político brasileiro, eleições e partidos políticos, Era Vargas (em especial Assembleia Constituinte de 1933-34 e representação das associações profissionais).


Currículo Lattes
E-mail para contato: albarret.sul@terra.com.br




Céli Regina Jardim Pinto

Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Doutorado em Governo - University of Essex (1986). Atualmente é Professora Associada II na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência Política e História, com ênfase em Teoria Política e História Política Brasileira atuando principalmente nos seguintes temas: história e política brasileira, teoria da democracia, participação política e feminismo. É Pesquisadora 1B do CNPq.
E-mail para contato: celirjp@gmail.com



Cláudio Roberto Cogo Leivas

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005), com estágio doutoral na Universidade da Sorbonne (Paris I). Atualmente é Professor Adjunto 3 na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política, filosofia natural, filosofia política das relações internacionais, história da óptica, metafisica e ética. Realizou atividades docentes junto à Universidade Aberta do Brasil (UAB) como professor colaborador do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD/UFPel). É Coordenador do Curso de pós-graduação "Especialização em Filosofia Moral e Política" do Departamento de Filosofia da UFPel.
E-mail para contato: clleivas@gmail.com



Daniel de Mendonça

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estágio pós-doutoral em Ideology and Discourse Analysis pela University of Essex (2009). Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea e Política Brasileira, enfocando principalmente os seguintes temas: teoria democrática, teoria do discurso, hegemonia e política brasileira.
E-mail para contato: ddmendonca@gmail.com



Hemerson Luiz Pase

Doutor em Ciência Política (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e graduado em Filosofia (1992). Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas. Temas de interesse: democracia, cidadania, cultura política, capital social, desenvolvimento e políticas públicas.
E-mail para contato: hlpase@yahoo.com.br




Luciana Maria de Aragão Ballestrin


Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela UFRGS (2003), mestrado em Ciência Política pela UFRGS (2006) e doutorado em Ciência Política pela UFMG (2010), tendo realizado doutorado Sandwich no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2008). Atualmente é Professora Adjunta no Curso de Relações Internacionais da UFPel. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em teoria democrática contemporânea, teorias críticas das relações internacionais, sociedade civil, sociedade civil global e controle de armas pequenas e leves.


Currículo Lattes
E-mail para contato: luballestra@gmail.com




Naiara Dal Molin


Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas – Instituto de Sociologia e Política.  Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado; corporativismo; sindicalismo; Partidos Políticos, Eleições e Representação.


Currículo Lattes
E-mail para contato: naymolin@terra.com.br





Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha


Professora no Instituto de Sociologia e Política (ISP) da Universade Federal de Pelotas (UFPEL), doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora no Núcleo de Pesquisa sobre América Latina - NUPESAL/UFRGS.

Currículo Lattes

E-mail para contato:  patchavescunha@gmail.com




Renata Ovenhausen Albernaz


É doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e graduada em Direito e em Administração. Pesquisa temas relacionados ao Multiculturalismo e Pluralismo Jurídico, Direitos Humanos, Democracia, Direitos de grupos minoritários e políticas públicas.


Currículo Lattes
E-mail para contato: renata_albernaz@terra.com.br




Rosangela Marione Schulz

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado (1996) e doutorado (2003) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta no Instituto de Sociologia e Política (ISP) da Universidade Federal de Pelotas e Coordenadora da Especialização em Sociologia e Política. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, participação e representação política, movimentos sociais, sociedade civil, conselhos municipais, mídia e política, gênero.


Currículo Lattes
E-mail para contato: rosangelaschulz@gmail.com