Disciplinas

OBRIGATÓRIAS

Metodologia de Pesquisa em Ciência Política

Ementa. A disciplina objetiva subsidiar os alunos na elaboração do projeto de dissertação de mestrado. Está dividida em dois momentos: primeiramente, visa a apresentar elementos introdutórios acerca da produção de pesquisa na área da Ciência Política, buscando a construção preliminar do projeto de dissertação (tema, objeto, problema, objetivos, hipóteses). Após a construção provisória do projeto de dissertação, intenta auxiliar os alunos em relação ao conhecimento e a utilização de métodos (quantitativos e qualitativos) e de técnicas de pesquisa (técnicas de coleta, modos de organização, tratamento dos materiais) em Ciência Política convenientes para o uso específico em cada projeto.

Seminário de Orientação

Ementa. A disciplina está voltada à elaboração do projeto de pesquisa do pós-graduando, com vistas a viabilizar a realização da qualificação e o desenvolvimento da dissertação. Tem por objetivo específico a realização de todos os elementos inerentes à investigação científica: construção do objeto, formulação do problema, delimitação do campo, definição de objetivos e hipóteses, escolha dos métodos e técnicas de pesquisa. Nesse sentido, a disciplina envolve um processo individualizado, a ser desenvolvido diretamente pelo orientador, a partir das necessidades e especificidades de cada projeto.

Teoria Contemporânea da Democracia

Ementa. A disciplina tem por objetivo apresentar o debate acerca do paradigma elitista-liberal da democracia na Ciência Política, o qual exerce importante influência nas formulações teóricas de seus críticos. Alternativamente, propõe-se a apresentar algumas das vertentes críticas ao paradigma elitista-liberal, tais como: democracia participativa, republicanismo.

OPTATIVAS

Cultura Política

Ementa. Alguns dos problemas centrais da Ciência Política contemporânea consistem em entender e explicar as razões dos limites das democracias, particularmente em países em desenvolvimento, como o Brasil e a América Latina. Afora o fato de que muitas nações não consigam institucionalizar a democracia e perdurem regimes totalitários e/ou populistas, é evidente o fato de que os regimes poliárquicos são insuficientemente eficazes para a solução de problemas como a miséria, pobreza, corrupção, exclusão, degradação ambiental, desigualdade social e concentração de riqueza. A explicação dos problemas políticos contemporâneos implica a construção de modelos teóricos interpretativos a partir de duas matrizes: instituições e cultura. Neste sentido, pretende-se discutir os seguintes temas: (i) as matrizes interpretativas da ciência política contemporânea: neoinstitucionalismo e cultura política; (ii) o desenvolvimento, a democracia e a cidadania à luz da cultura política; (iii) a cultura política e o processo de construção das decisões nas políticas públicas; (iv) a burocracia e a corrupção na  América Latina e no Brasil; (v) o capital social e o empoderamento da cidadania.

Cultura Política, Capital Social e Desenvolvimento Regional

Ementa. Estudos sobre a definição de Cultura Política; Os principais teóricos Almond e Verba; A cultura Política no Brasil (teorização e aplicabilidades); o debate do Capital Social: origem, evolução e aplicabilidades do conceito; As diferentes formas de participação político-social; O debate sobre a questão do Desenvolvimento regional - uma dimensão alternativa.

Democracia no Brasil: velhos e novos atores

Ementa. A disciplina objetiva problematizar a democracia brasileira, através da discussão da complexa relação entre sociedade civil e poder público. Para isso, está dividida em dois momentos: I. Apresentação e discussão de categorias fundamentais para o debate democrático contemporâneo: sociedade civil, espaço público, esfera pública, representação, accountability; II. Velhos e novos atores nas relações entre sociedade civil e o poder público no Brasil: movimentos sociais, associativismo, Organizações Não-Governamentais.

Dilemas da Democracia Contemporânea

Ementa. A disciplina tem como objetivo discutir um conjunto de questões centrais que ocupam a teoria da democracia contemporânea. Estas questões podem ser traduzidas em binômios tais como: igualdade - liberdade; sociedade civil - participação; sociedade civil - estado; sociedade civil - esfera pública; distribuição - reconhecimento. Estes binômios em diferentes aportes teóricos e experiências históricas contrapõem-se, tensionam-se e mesmo completam-se. O seminário organizado a partir da bibliografia abaixo está dividido em quatro unidades: questões introdutórias; presença da sociedade civil; presença da esfera pública; redistribuição versus reconhecimento.

Escolha Racional e Teoria Política

Ementa. Explicação em Ciências Sociais: leis, mecanismos e explicação intencional. Racionalidade e escolha racional. Preferências e formação de preferências. Críticas e alternativas à escolha racional. Individualismo metodológico e individualismo ontológico. Intencionalidade: individual e coletiva. O problema da ação coletiva. Auto-interesse, racionalidade e democracia.

Estado, Sociedade e Desenvolvimento no Brasil

Ementa. A formação e as transformações do Estado, da Sociedade e do Desenvolvimento no Brasil sob a ótica do pensamento clássico brasileiro; a cidadania no Brasil; as diferentes formas de participação político-social no processo de construção da democracia brasileira.

Estágio de Docência Orientado

Ementa. Propiciar aos mestrandos a possibilidade de experiência no ensino superior, por meio da participação em atividades orientadas de docência nos cursos de graduação da UFPel. Destina-se a aprimorar a formação pedagógica dos pós-graduandos para atuação na docência em nível superior e a qualificar o ensino de graduação.

Instituições Políticas Brasileiras

Ementa. Apresenta as diferentes linhas interpretativas acerca do arranjo institucional brasileiro, a partir da análise de seus elementos constitutivos (presidencialismo, federalismo, legislativo bicameral, pluripartidarismo e representação proporcional de lista aberta). A ênfase recai sobre a discussão em torno das condições de governabilidade, especialmente no que tange às relações Executivo-Legislativo, ao modo como opera esse arranjo institucional, classificado como presidencialismo de coalizão, e aos custos e às características políticas a ele associadas.

Modelos Democráticos e Experiências Participativas no Brasil

Ementa. Ao partir do debate sobre os limites do modelo democrático representativo liberal, o seminário tem como objetivo apresentar modelos democráticos alternativos, particularmente democracia participativa e democracia deliberativa, como fundamentos para discutir as experiências participativas desenvolvidas no Brasil a partir da redemocratização e da descentralização política pós-1988. A disciplina está dividida em quatro módulos: I. Os limites do modelo Democrático Representativo Liberal. II. Democracia Participativa: definições e limites; III. Democracia Deliberativa: o modelo habermasiano e seus críticos; IV. A radicalização da democracia no Brasil - as experiências democráticas participativas.

Obrigação Política e Desobediência Civil

Ementa. O problema da obrigação política. Autoridade política e legitimidade. Benefícios do Estado, gratidão e obrigação. Consentimento e obrigação política: o argumento do contrato social. O dever natural de apoiar instituições justas. Comunidade como fundamento da obrigação. Equidade e obrigação política. Particularidade nacional, cosmopolitismo e obrigação política. Desobediência civil, democracia e o problema da punição.

Poder, Democracia e Justiça Social: para além da democracia

Ementa. O seminário tem como objetivo examinar um conjunto de conceitos e de noções que fundamentam a discussão contemporânea sobre democracia para além de seu modelo liberal. Está organizado em três unidades, cada uma com objetivos específicos. A primeira unidade é de caráter geral e pretende discutir o conceito de poder em dois autores referência do século XX; a segunda unidade trabalhará com o binômio distribuição e reconhecimento, buscando entender como cada uma destas noções é capaz de explicar a democratização do poder e as conseqüências para a justiça social. Finalmente, a terceira unidade tratará da temática específica da democracia como uma probabilidade para além da democracia liberal.

Políticas Públicas

Ementa. A Ciência Política e a análise de políticas públicas. Estruturas institucionais e arenas decisórias: burocracia, grupos de interesse, grupos de pressão, sociedade civil e lobbies. Histórico, definição e tipologias de política pública. As teorias sobre a ação do Estado: o pluralismo/elitismo; neo-marxismo; neoinstitucionalismo; teoria da escolha racional; abordagens cognitivas. O Estado contemporâneo e as transformações nos paradigmas das políticas públicas: reestruturação dos sistemas de proteção social; novo gerencialismo público; descentralização, empowerment, capital social e participação social. Sistema político brasileiro e o processo decisório: república, democracia, federalismo, partidos políticos, eleições e gestão do Estado. Estudos comparativos. Planejamento e avaliação de políticas públicas.

Populismo: teorias e processos

Ementa. Tendo em vista principalmente os debates da Ciência Política em língua inglesa, o objetivo da disciplina é apresentar as abordagens contemporâneas do Populismo e a sua relação com as democracias realmente existentes. Serão alvo de análise e de discussão diferentes interpretações de Populismo, além de diversas aplicações desta categoria para análises, sobretudo, mas não exclusivamente, de realidades políticas europeias e latino -americanas.

Recrutamento Político e Seleção de Candidaturas

Ementa. Discute as diferentes reflexões teórico-metodológicas em torno do processo de recrutamento político, no que tange às regras formais do sistema eleitoral, aos procedimentos adotados pelas instituições partidárias, assim como às regras informais que se interpõem nessa escolha, especialmente aquelas relativas às expectativas dos selecionadores e aos perfis, trajetórias e recursos sociais e políticos daqueles que se tornam candidatos e daqueles que vão ainda mais longe, são eleitos e passam a compor a elite política.

Representação, Sistemas Eleitorais e Partidos Políticos

Ementa. Apresentar, analisar e comparar os sistemas eleitorais e os sistemas partidários, em seus princípios, elementos constituintes, mecanismos e operacionalidades. A ênfase principal está voltada a discutir como os processos eleitorais e suas regras institucionais se relacionam com os partidos políticos, notadamente no Brasil contemporâneo (pós-reforma partidária de 1979).

Seminário Avançado

Ementa. A disciplina será realizada em função do interesse de docentes e discentes do Programa. Tem como finalidade desenvolver temáticas não abordadas pelas disciplinas regulares do curso. Apesar de estar sob a coordenação de um professor do Programa, poderá ser ministrada por outros docentes do Programa ou de outros PPGs.

Teorias do Discurso

Ementa. Ideologia: concepções, temáticas clássicas e contemporâneas. Discurso e Ciências Sociais: enfoques e perspectivas teóricas. Teoria do discurso de Michel Foucault: arqueologia das práticas discursivas. Genealogia do poder em Michel Foucault: o saber-poder, o poder disciplinar e o biopoder. Teoria do discurso de Ernesto Laclau: pós-marxismo, ideologia e a materialidade do discurso. Práticas articulatórias, hegemonia e significantes vazios. Ernesto Laclau e o discurso populista.